Seguro Garantia

Seguro Garantia

O Seguro Garantia existe no Brasil desde 1966, é um seguro que garante o cumprimento das obrigações contratuais que podem ser, de construir, fornecer, fabricar, prestação de serviço e também muito utilizada em cauções judiciais, seja ela civil, tributaria, trabalhista e depósitos recursais.

Muitas empresas tem optado pelo seguro garantia devido a taxas mas atrativas que o banco, facilidade de contratação e também para desafogar o seu caixa, pois o seguro substitui a fiança bancaria ou judicial além de não ter custo algum para se obter taxas e limites só paga quando utilizar.

 

Fechamento de contrato seguro garantia judicial

Principais Modalidades Do Seguro Garantia

Seguro Garantia Judicial pode ser contratado para subistituir os depósitos judiciais, pode ser contratado para os Processos Tributarios, Civil, Trabalhistas, uma das modalidades mais procuradas devido os altos valores depositados ficaram parados prejudicando o fluxo de caixa.

O Seguro Garantia para Depósitos Recursais são muito utilizados para os processos trabalhistas, civil. Essa modalidade a apólice subistitui os o valor a ser depósitado para recorrer ao processo em andamento.

Modalidade muito utilizada para os créditos de ICMS, sendo que, ao apresentar uma apólice os créditos são liberados até sua apuração final ajudando a empresa que possui valores expressivo a utilizar esses créditos para investimentos.

ALgumas fabricações principalmente de maquinas/equipamentos é necessario adiantar pagamento para que o Tomador possa iniciar o projeto de construção, com isso o segurado exige uma apólice para garantir que o projeto seja entregue.

Essa modalidade de garantia é bem restrita nas seguradoras, por se tratar de uma garantia financeira, pois garante a inadimplência do tomador. Utiizada para o fornecimento de materiais, compra de estoque, compra de equipamento entre outras. Nesses casos é possivel que o Segurado contrate o Seguro de Crédito.

Em caso de falhas em uma construção seja ela de um edificio ou maquinas, é necessario realizar manutenções para corrir, sendo que a apolice é para cobrir esses gastos caso o tomador não faça.

O Seguro Garantia para compra e venda de energia é mais utilizado para os compradores de energia onde as distribuidoras exigem uma garantia de que o comprador irá honrar com o pagamento.

Mpodalidade utilizada para garantir o pagamento perante a Receita.

Garante ao segurado o pagemento de indenização caso o locatario(Tomador) venha a não honrar com o pagamento do aluguel

Entenda a estrutura do Seguro Garantia

Segurado

É a pessoa que fara jus a indenização do seguro, o segurado é sempre o cliente do tomador no casos de garantia judiciais pode ser o governo em caso judicial tributaria ou o autor do processo em caso de civil ou trabalhista.

Tomador

Tomador é quem fará a contratação do seguro garantia para garantir a execução do contrato firmado com o segurado ou garantir as obrigações aos processos judiciais.

Seguradora

A seguradora é quem assumira os riscos e quem realiza o pagamento em caso de sinistro.

 

Vantagens do seguro Garantia.

  • Melhora Fluxo de Caixa;
  • Substitui fiança bancária e Cauções Judiciais;
  • Taxas muito mais atrativas;
  • Sem cobrança de análise de crédito;
  • Você só paga quanto utilizar;
  • Emissão apólice em 24 horas.
gráfico beneficio do seguro garantia

    Entramos em contato com você.









    Seus dados serão preservados e utilizados apenas para fins de contato, ao enviar o formulário você aceita essas condições.

    Dúvidas Frequentes

    Infelizmente não são todas as empresas passiveis de contratação do seguro garantia judicial, as seguradoras exigem liquidez para aceitação dessa garantia, uma vez que a vigência da apólice pode ser longa e uma possível indenização a seguradora tem prazo de 24 horas para pagar e se o tomador não tiver liquidez a seguradora fica com o prejuízo.

    Não são todas empresa que conseguem contratar, tudo depende da modalidade da garantia, valores envolvidos, mas a empresa deve possuir liquidez.

    É uma análise de crédito que as seguradoras fazem, são analisados os números das empresas para poder oferecer as taxas e limites. Isso é necessário porque o seguro garantia não é como um seguro de um carro que a seguradora indeniza o segurado e pronto.No seguro garantia é como uma troca de favores, a seguradora garante o contrato o ser firmado para que o tomador não precise desembolsar altas quantias para garantir o contrato, dando taxas bem melhores que as fianças bancárias.Por outro lado, em caso de sinistro o Tomador deverá reembolsar a seguradora dos montantes por ela pagos ou até mesmo pagar a indenização ao segurado sem que a seguradora o faça. Por isso a necessidade de assinatura do CCG (Contrato Contra Garantia).Resumindo, se a empresa estiver com o Patrimônio Líquido Negativo ou muito baixo da garantia solicitada, geralmente são recusadas as garantias.

  • Geralmente são analisados:
  • 3 últimos balanços/DRE auditados;
  • Contrato Social e Última Alteração;
  • Ata de Reunião para empresas S/A dando poderes de contratação do seguro garantia;
  • A minuta do contrato a ser firmado. Em caso de garantia judicial, as peças do processo sendo necessário também o preenchimento de uma ficha com um resumo do processo. .

  • Nesses casos, dificilmente são aprovados limites, mas caso exista empresas do mesmo grupo socio econômico ou de fora que aceite avalizar a operação também são aceitos, o Imposto de Renda dos sócios também pode ajudar na análise.

    O contrato contra garantia é o poder de regresso que a seguradora tem sobre o tomador.

    O seguro garantia após a análise feita pelas seguradoras nos documentos necessários, sendo aprovado, as seguradoras fornecem as taxas e limites para cada modalidade. Clique aqui e veja aqui um exemplo. Após a assinatura do contrato contra garantia (CCG), já se pode emitir a apólice até o limite liberado pela seguradora. Exemplo: Se houve um limite de 1 milhão o Tomador terá até esse limite para utilizar e você só paga quando emitir a apólice.

    Sim, isso é algo que fazemos para os nossos clientes. Consultamos todas as seguradoras que atuam com o seguro garantia para obtermos o máximo de taxas e limites, assim, quando o Tomador precisar, já temos tudo aprovado ai é só seguir com a emissão sem passar por toda a burocracia de analise até a assinatura do CCG.

    Geralmente até 10 dias úteis se tudo estiver nos conformes. Recomendamos que mesmo que, o Tomador não tenha nenhuma necessidade no momento, que já faça uma consulta junto as seguradoras, poisa caso venha a precisar a emissão se torna rápido.Pela nossa experiência, sempre que surge a necessidade o Tomador precisa de agilidade, sendo que, para o seguro garantia não é tão rápido assim para finalizar o processo.Então, se ainda não fez uma consulta de mercado, faça, não custa nada nós da Seguros Online BR não cobramos para fazer esse trabalho de consulta com as seguradoras, você só paga quanto emitir apólice.